x

Fisioterapia e Treinamentos - Campinas - SP

X

Tratamentos da Coluna Vertebral - Felipe Mascarenhas CREFITO-3 27386-F

Por: Felipe Ribeiro Mascarenhas CREFITO-3 27386-F

Fisioterapeuta

Prevenção: O tratamento mais indicado é a prevenção. Como diz o velho ditado: “é melhor prevenir do que remediar”.

Para prevenir temos que pensar em vários aspectos, desde a alimentação até hábitos diários. Excesso de peso e/ou mudanças bruscas de peso (engordar durante as férias, gravidez) podem levar a sobrecarga na coluna e a alterações posturais.

Posições inadequadas para trabalhar, mesmo no serviço doméstico também podem trazer problemas para a coluna.

Falta ou excesso de exercícios. E também o tipo de exercício realizado. No caso dos exercícios temos que observar ainda o equipamento utilizado para realiza-los. Esteiras rolantes sem amortecimento, calçado impróprio, quadra com piso muito duro são alguns exemplos que podem trazer sobrecarga para a coluna.

Posições que são mantidas por muito tempo, como por exemplo, quem trabalha (ou brinca) no computador pode trazer tensão para alguns grupos musculares, causando desconforto e dor.

A partir da hora que você tem uma dor, ou uma limitação na coluna, então você precisa de cuidados especializados, podendo recorrer a tratamentos de diversas modalidades.

Remédios: São na maior partes das vezes paliativos, pois não atuam na causa, e sim no sintoma do problema. Lembre-se que remédios não mudam sua postura, nem alongam seus músculos. Algumas vezes a melhora acontece enquanto se toma o remédio, pois estes atuam sobre as inflamações, ou faz com que seus músculos se relaxem (mas isso pode te custar uma gastrite), isso é atuam na conseqüência e não na causa.

Os remédios podem ser usado como coadjuvantes de tratamentos fisioterapêuticos (osteopatia, RPG, Terapia

manualou acupuntura). Não use remédios sem a indicação de um Médico. (Fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, massagistas não receitam remédios!)

Cirurgia: Só em caso extremos. É normalmente o ultimo recurso a ser usado. Toda cirurgia é um trauma para o organismo. Um trauma controlado, mas é um trauma. A cirurgias consiste em remover fisicamente o causador da dor, ou alterar a mecânica do corpo. (Sempre que há uma cirurgia há uma cicatriz, que também pode ser uma patologia).

Osteopatia: Indicado principalmente para casos agudos. Na maioria das vezes é o tratamento que trás maior resultado. A técnica consiste em realizar manobras sobre as estruturas da coluna com o objetivo de restaurar seus movimentos fisiológicos. É indicada para pessoas de qualquer idade, e as técnicas são realizadas sempre dentro do conforto do paciente.

Acupuntura: Indicada para casos muito agudos onde é quase impossível que o paciente se movimente. Também tem ótimos resultados no caso de dores crônicas. A acupuntura consiste em inserir finas agulhas em pontos específicos, fazendo com que o corpo libere endorfinas (antiinflamatório natural). Estas endorfinas são substancias capazes de melhorar e aliviar dores de diversas patologias da coluna.

RPG: sua indicação é para aqueles indivíduos que possuem dores de origem postural, e dores devido à falta de flexibilidade. É um ótimo tratamento para crianças e adolescente, em fase de crescimento. Aumenta a flexibilidade da coluna e corrige alterações posturais através de alongamentos específicos.

Massagem: ótima indicação para aqueles que tem dores devido a tensões musculares, e para quem costuma sentir o “peso do dia nas costas”.

Terapia-Manual: Indicado para casos agudos e crônicos.

Back School: Indicado para todas as pessoas que sofrem ou sofreram algum tipo de dor na coluna, e para as pessoas que possuem fragilidade na coluna, como hérnias de disco, bicos de papagaio e cirurgias de um modo geral. Trata-se de uma técnica onde o indivíduo aprende a lidar de diversas formas com o problema que tem, além de aprender a realizar exercícios preventivos e de alívio para seu problema.

Também é interessante a associação das técnicas, pois não existe técnica infalível e o que é bom para uma pessoa pode não ser bom para outra, mesmo que tenham o mesmo probema.

O profissional que realiza Fisioterapia, Osteopatia, RPG, Acupuntura, Terapia Manual, tem a capacidade de realizar um bom diagnóstico, sabendo, portanto quais as indicações e contra indicações do seu tratamento. Sendo este profissional um Fisioterapeuta, ele pode ainda fazer o uso de exames complementares para ter sua conclusão.

Esse profissional tem a capacidade de realizar a maioria dos tratamentos possíveis para a coluna, caso o tratamento não esteja ao seu alcance ele também tem a capacidade de encaminha-lo a outro tipo de especialista.

Copyright © Todos os direitos reservado para Felipe Ribeiro Mascarenhas

xxxx

FALE CONOSCO

Compartilhe nas Redes Sociais

CONMOV - Movimentos Conscientes - Todos os direitos reservados 2023 - Desenvolvimento - Agenzzia - Site e SEO.

X